quinta-feira, 2 de junho de 2011

Final da Copa do Brasil: Vasco 1 x 0 Coritiba

Devido a final da Copa do Brasil ontem, finalizei minhas atividades com antecedência só para assistir o jogo. Depois de fazer pipoca para todo mundo, comecei a escutar as notícias pré jogo.
Primeiro apedrejaram o ônibus dos jogadores do Coritiba e depois anunciaram que a torcida do time paranaense entrou com tranquilidade no estádio de São Januário.

Me perguntei: é normal apedrejarem ônibus de time de futebol? E a segunda questão com a qual me deparei foi: " E não era para a torcida entrar com tranquilidade no estádio? Era para serem apedrejados também?

Fiquei pasma ao me deparar que nos acostumamos com a violência no futebol!!!! Postei no meu twitter e no facebook um pensamento destacado pelo meu pai: " Por que esses caras não se revoltam contra os políticos? Por que eles não vão em um Assembléia da Câmara dos Deputados e não se manifestam quando eles aprovam o aumento do salário deles mesmos?"

Ano passado escrevi um trabalho sobre a violência das torcidas de futebol. Constatei a partir dos estudos sobre o conceito de identidade, que absorvemos uma nacionalidade invertida que tem o futebol como núcleo manipulado dentro do capitalismo.

E os nossos meios de comunicação noticiam essas barbáries como normais!!

No final das contas, dormi assistindo o jogo. Jogo fraco, com os jogadores do vasco rasgando em qualquer bola e os jogadores do Coritiba tentando resolver individualmente a partida, acho que eles esqueceram que os jogos que ganharam jogaram como equipe.

Espero que na próxima quarta feira, os curitibanos dêem uma lição de bom comportamento nos cariocas, e o evento seja tranquilo em nossa cidade. Tratar uma partida de futebol como normal, apenas um evento esportivo que tem nos levado a prática de um fazer nada pelo esporte, não é anormal.

Anormal deveria ser essa briga entre brasileiros por causa de times de futebol, que nada mais fazem do que explorar trabalhadores e ajudar os cartolas a enriquecerem as custas da população.


2 comentários:

  1. Boa Noite,
    Gostaria de pedir que você antes de publicar posts fizesse uma pesquisa mais elaborada sobre o assunto. Não sei se tem intuito jornalistico ou pessoal, mas em seu post constam vários erros de carater jornalistico e estatistico.
    Em primeiro lugar, segundo noticias do ge.com e do uol, os torcedores do Coritiba foram muito bem recepcionados como cito links abaixo (http://www.netvasco.com.br/n/92697/torcedor-do-coritiba-diz-que-esta-sendo-bem-tratado-por-vascainos) (http://www.netvasco.com.br/n/92695/antes-da-decisao-torcidas-de-vasco-e-coritiba-confraternizam). Infelizmente sim, uma, você leu certo, uma pedra foi lançada contra um dos ônibus. Sempre há um imbecil que acaba fazendo coisa errada, como há em todos os estádios de futebol. Como houve na Arena da Baixada, no jogo CAP x Vasco, onde presenciei um idiota na torcida local jogando objetos na direção do auxiliar.
    Com relação ao jogo você está certa, o jogo foi ruim. Nenhum dos Clubes mostrou um bom futebol, mas dizer que jogadores do Vasco estavam entrando rasgando eu penso ser equivocado. No jogo todo houveram exatamente 16 faltas cometidas por cada time, somente um jogador foi advertido com um cartão amarelo e foi do Coritiba.
    Espero que seu post tenha sido mais passional do que racional e que tenhamos mais um grande jogo na próxima quarta-feira.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ué.. Curitibano dando lição de comportamento para Carioca? Quer dizer que vão invadir o campo, deixar alguém em coma ou vão matar alguém???

    ResponderExcluir