sexta-feira, 2 de julho de 2010

Agora é apenas um jogo de futebol?

Depois de chamadas como " O país vai parar para ver o Brasil na Copa", " Nossa pátria esta em jogo" e blá blá blá...depois da eliminação da seleção brasileira há um pouco mais de um hora, o esperto do Galvão Bueno, no final da sua transmissão disse " É só um jogo de futebol". Depois de anos de soberania da Globo e das idiotices que eles dizem influenciar a população brasileira, na última hora ele tentou consertar.
Enfim, coisas idiotas, faladas e popularizadas por pessoas idiotas.

No entanto, realmente é só um jogo. Se realmente, tratassemos apenas como um jogo, o país não pararia, as pessoas não ficariam nervosas, e as crianças não se espelhariam em atitudes erradas de nossos atletas. Até porque, nenhuma empresa para no final da Liga ou no Mundial de Volei, ou no Mundial de qualquer outra modalidade.

Por que será que quando se trata do futebol tudo é diferente?

Os atletas da seleção, são trabalhadores como todos nós. Em O'Capital, Marx ressalta que todos nós vendemos nossa força de trabalho e que o comércio é efetivado através do valor de uso e do valor equivalente, que são definidos pela necessidade e pela equivalencia da quantidade de trabalho para produzir a mercadoria.

Aqueles rapazes vivem a vida trabalhando como todos nós. Eles procuram dar o seu máximo e tem que render sempre mais do que podem. Sempre levando o seu corpo ao mais do que podem. E todos nós achamos fácil isso. Sempre ficamos dizendo que eles deviam ter feito mais e mais.

No trabalho deles, jogo é jogo. Acaba um e começa o outro, até que o corpo deles passem a não render mais aos olhos dos dirigentes e patrocinadores esportivos.

O mais bonito hoje, foi ver minha cantando "Acabouuuu, acabouuu..." e meu pai comemorando que até que enfim a palhaçada do país parar por conta da Copa é um absurdo. Além disso, durante o jogo ver o Juan, Lucio e Kaká ainda tentanto, e faltando poucos minutos para o fim da partida, o Daniel Alves ter tirado o gol do jogador holandês, foi lindo, mostrar que uma partida só acaba ao apito final do árbitro.

Enquanto isso, não sei se torço para Gana ou Uruguai. Minha final já foi descartada e acredito que até eu decidir para quem irei torcer, ficarei apenas torcendo por um bom futebol nos últimos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário