quarta-feira, 9 de junho de 2010

"Figurinhas da Copa"

Estou exarcebada com a rede social que os albuns da Copa do Mundo se tornaram.
Todos os homens da minha familia estão colecionando, alias, acho que homens e mulheres de muitas familias estão envolvidos.
No último feriado, minha irmã, foi a minha casa e disse que perto da casa dela, um dono de banquinha esta disponibilizando seu espaço para as pessoas se reunirem para trocar figurinhas. Também, comentou sobre um garoto, sem muitas condições financeiras para investir no seu álbum.
Vejamos, são 638 figurinhas, cada pacotinho possui 5 figurinhas e o valor unitário deles é de R$0,75. Sendo extramamente otimistas, e pensando que comprando examente 638 figurinhas não teremos nenhuma repetida, o total para as 638 figurinhas é de R$95,70. O que não parece muita para a classe média, no entanto, para uma família de classe baixa, isso representa praticamente 30% de sua renda.
Enfim, qual é a relação de tudo isso?
O dono da banca de revista, se responsabiliza pelo menino, para que ele fique responsavel por achar as figurinhas que faltam para os albuns dos clientes.
Um exemplo, se você tem 20 figurinhas para trocar, mas faltam apenas 10 para você completar seu album.
Você entrega as 20 figurinhas para o menino e passa para ele os números das figurinhas que faltam. Assim, em todos os ambientes sociais que ele frequenta, ele procura sempre pelas figurinhas faltantes. Ao achar todas, ele entrega as 10 que faltam para o seu álbum, e a sua retribuição a ele, seriam as 10 figurinhas repetidas que sobraram. O tipo mais simples e justo de comércio que existe!
Ao saber da história, pensei em ir até a banquinha e comprar várias figurinhas para o menino.
Mas do que adiantaria fazer isso?
O que mais me deixa feliz com tudo isso, é que o esporte, no caso, o futebol, ainda consegue mover e aproximar muitas pessoas. Pessoas de classes distintas. Talvez, se não fosse pelos nossos queridos dirigentes esportivos que não medem esforços para transformá-lo em dinheiro, o esporte, seria um ótima ferramenta para uma sociedade mais justa e igualitária.

2 comentários:

  1. Verdade Cáh, aqui está um febre também. Os pais dos atletas nem olham para o treino e ficam trocando figurinhas.
    O que acho "engraçado" é saber que muitos garotos que poderiam comprar 50 álbuns, roubam daqueles que não podem. Parece que o exemplo da política esta sendo seguido a risca ne?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nem fale Rafa. Durante a copa todo mundo rouba todo mundo!!! E o pior, ninguém liga!!

    ResponderExcluir